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.:: Manutenção básica para seu carro

São procedimentos simples que dependem de seu controle para respeitar sua periodicidade. Muitas vezes podem ser feitos inclusive por você mesmo. Claro que em muitas situações, é mais interessante contar com uma assistência profissional e é aí que nós entramos.
Quem pode fazer?
Cliente
depende
mecânico

Rodas e pneus

Rodízio
Procure fazer o rodízio de pneus a cada 8000km. Isto ajuda a distribuir seu desgaste natural de forma mais homogênea aumentando sua vida útil. Veja mais

Limpeza dos freios a disco
Você mesmo pode fazer isto. Com o passar do tempo, uma poeira muito abrasiva vai se acumulando nas estruturas dos freios, podendo prejudicar seu funcionamento ou abreviar a vida das peças. Quando for lavar o carro, lave com água abundante para que esta sujeira vá embora para o ralo. Veja mais

Cheque a pressão dos pneus
Faça isto com regularidade, o ideal é uma vez por semana. A pressão dos pneus afeta economia, dirigibilidade e conforto. É muito fácil e não há motivo para não faze-lo. Veja mais

Cheque a profundidade dos sulcos
Pneu careca pode parecer legal em carros de corrida, mas no seu não é nada bom. Podem levar a acidentes, sem contar no desconforto, pois furam com grande facilidade e trocar é um saco. A maioria dos pneus possuem um sulco que indica a hora de trocar. Quando o desgaste encosta naquele sulco, pneus novos cheguei. Veja mais

Motor

Cheque de correias
Na parte da frente do motor, há uma série de correias interligadas por polias de diferentes formas e tamanhos. Bem, borracha fica velha com o tempo, podendo se romper. Algumas destas correias, quando se rompem, podem provocar sérios danos no carro, como a correia dentada, que como diz o nome, possui dentes. A cada 40.000km, é preciso checar todas as correias e de preferência, substituir a cada 60.000km. Isto não é um luxo e sim uma necessidade. Veja mais aqui .

Cheque o nível de óleo
Qualquer criança pode fazer isto. Para facilitar, tenha à mão uma folha de papel toalha, ela será útil tanto para limpar suas mãos, quanto para enxergar melhor a cor do óleo.
Não pode haver nem pouco nem muito óleo no cárter. Na ponta da vareta de medição há uns risquinhos que indicam o volume mínimo e o máximo.
Retire a vareta, limpe-a e mergulhe novamente no lugar dela. Cheque o nível, se estiver entre o mínimo e o máximo está legal. Lembre-se que o óleo tem seu período de troca, sendo assim, não insista em manter óleo velho no motor... lembra-se como uma coxinha pode ficar com um gosto ruim se o óleo é velho... seu motor também não gosta nada disto.
Para trocar, é só trazer na GásPoint, podemos inclusive fazer a limpeza do cárter, o que é uma ótima idéia se seu carro já rodou mais de 70.000km. Veja mais

Cheque o nível do líquido de arrefecimento
Aqui mais uma coisa que o motor não funciona sem. A água do radiador precisa estar em boas condições, sem muita meleca e principalmente dentro do nível correto. A medição é feita olhando-se a marcação que fica no pequeno reservatório plástico que está perto do motor. É uma caixa cheia de manqueiras. Espere o motor esfriar para olhar, pois com o motor quente há umas válvulas abertas ou fechadas que não dão a medida certa. Muito cuidado, não abra a tampa se o motor estiver quente, pois o líquido pode espirrar provocando queimaduras nada agradáveis. Veja mais aqui

Cheque do fluido de freio
Depois de apenas dois anos de freadas, o fluido de freio gradativamente vai perdendo suas características. Nenhuma surpresa nisto, tudo fica velho. A primeira coisa a fazer é checar o nível, observando a escala na caixinha plástica do reservatório. Há uma linha que marca o mínimo e outra que marca o máximo. Se o fluido está entre ambas, então está tudo bem no que diz respeito ao nível.
Podemos ir mais longe fazendo uma espécie de análise química do fluido e descobrir se ele ainda mantém suas características originais, isto é uma ótima idéia especialmente se você comprou um carro com mais de dois anos de idade. Veja mais .

Cheque de velas e filtro de ar
As velas de um carro movido a gasolina ou etanol duram cerca de 20.000km (quando são velas comuns, pois há as de platina que duram 100.000km). Num motor a GNV, elas duram metade disto, precisando ser substituídas a cada 10.000km. O filtro de ar também precisa ser trocado a cada troca de velas. Veja mais .



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