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.:: Conversão de Frotas para GNV

A conversão de frotas de veículos representa números importantíssimos em economia com combustíveis para qualquer empresa.

Numa curta análise, tomemos uma frota de 72 veículos da empresa X:


Combustível líquido
  Gasolina Etanol
Km Rodados/mês 5000
Km Rodados/fota/ano

4.320.000 km !!!

Preço da gasolina R$2,80 R$1,80
Autonomia média 10km/litro 7km/l
GNV
Preço do metro cúbico R$1,30
Autonomia média (mesmo veículo) 13km/m³
Preço da frota convertida (investimento) R$280.800,00
Resultados
Economia de combustível por veículo - quilômetro R$0,18

R$0,16

Economia da frota após um ano R$777.600,00 R$688.601,00
Retorno do investimento a partir do 5º mês 6ºmês
Economia total acumulada no 3º ano de uso da frota completa R$1.259.450,68 R$1.064.196
   
   

Vantagens:

  • Redução de cerca de 75% a 80% dos gastos com combustível.
  • Importante redução nas emissões de gases poluentes.
  • Pode ser utilizado em qualquer veículo, com uma adaptação relativamente simples.
  • Produz aumento real da durabilidade geral do motor.
  • Os modernos equipamentos de última geração (injeção multiponto sequencial) produzem uma perda de potência inexpressiva, desobrigando o motorista de passar por treinamentos mais complexos para o uso do carro convertido.
  • A conversão é feita em um dia e não há necessidade de parar a frota, pois é feita progressivamente (cerca de 4 veículos/dia).
frota de veículos convertidos a gnv
  • Há um aumento de autonomia, já que o veículo convertido conta com duas fontes de combustível, ou seja, o combustível original pode voltar a ser utilizado normalmente com o simples toque de um botão no painel.
  • O retorno médio de investimento acontece em prazos extremamente reduzidos, especialmente para veículos que rodam a partir de 2000km/mês. Lembrando que a maioria das frotas roda muito acima dessa distância.

A conversão de veículos para GNV é uma adaptação e como tal também possui algumas limitações que devem ser tratadas com conhecimento na hora da decisão.

    • Redução do espaço disponível no portamalas em 25% a 50% dependendo do tamanho do cilindro de armazenamento de GNV escolhido.
    • Redução da vida útil dos componentes do sistema de ignição (cabos, velas e bobina) da ordem de 40%.
    • Pequena perda de potência total do veículo na ordem de 5%. (valores médios).
    • Necessidade de alterar a documentação do veículo, como acontece quando se transfere a propriedade.
    • Necessidade de fazer revisão anual no posto do INMETRO, assim como CONTROLAR.

Apesar destas desvantagens, a economia compensa, é inquestionável.

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