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.:: Coletores plásticos e "Back Fire"

Ninguém gosta de um carro pipocando que nem CG de motoboy, mas isso não é normal mesmo num motor movido a GNV. O combustível possui alta resistência elétrica (afinal não é líquido), exigindo o aumento da tensão necessária para que aconteça a faísca na vela de ignição. Isto aumenta a vulnerabilidade a falhas de ignição que num carro a gasolina passam despercebidas, mas no carro a gás equipado com kit aspirado , podem causar a queima do combustível dentro do coletor, produzindo o chamado "Back-Fire". Os efeitos são estouros com motor em "plena carga" principalmente em baixa rotações, um exemplo clássico são as retomadas após uma lombada.

Esses estouros que ocorrem dentro do sistema de admissão não oferecem risco ao usuário, mas podem danificar componentes como magueiras , filtros, caixas de ar e até mesmo o coletor..

Os estouros não são normais, mas podem se tornar mais frequentes se os cabos, velas e outros itens do sistema de ignição estiverem em mau estado.
Uma instalação de má qualidade também aumenta o risco do problema, já que erros de regulagem aumentam sua probabilidade.
Alguns motores são muito críticos, então mesmo a melhor das instalações pode não vencer a probabilidade de estouros. Neste caso a recomendação é usar um kit do tipo injetado eliminando o problema.

Os veículos equipados com coletores plásticos não estão mais ou menos suscetíveis a tal efeito, porém como a peça tem menor resistência em relação aos antigos produzidos em liga metálica, o risco de rompimento caso o back fire aconteça, é maior. Mas fique tranquilo, seremos os primeiros a lhe informar se seu carro pode ou não utilizar um kit do tipo aspirado.

Prevenção
:

Verifique o sistema de ignição, troque cabos de vela e velas rigorosamente nos intervalos recomendados , mantenha sempre a correta regulagem da relação ar / gnv e tenha certeza que está comprando um kit adequado para seu veículo e tipo de motor. Os equipamentos gerenciados apresentam muita eficácia para manter sempre uma boa mistura.
O uso do Variador de avanço também contribui bastante para a redução da possibilidade de back fire.

Cesar Sanches - Corpo Técnico Gás Point


Veja acima o arco voltaico de mais de 27000 volts mostrando a espetacular fuga de corrente neste cabo de ignição. Isto é causa de back fire na certa.

Veja material da NGK sobre o back fire aqui

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